Choquinhos em Cama de Puré de Favas







Os paladares educam-se. A minha relação com o sabor das favas nunca foi das melhores. Mas tenho para mim que a resistência que fazemos a determinados ingredientes costuma ser vencida pela insistência.
Por vezes basta a forma como os temperamos ou confecionamos, para nos fazer mudar de opinião.
Este ano, chegaram de novo favas tenrinhas à minha cozinha, e eu teimosa que sou voltei a tentar os paladares. Posso-vos dizer que a nossa relação melhorou bastante. Fiz então o puré de favas que vos apresento, servindo de companhia aos choquinhos. Uma refeição deliciosa!




Choquinhos em Cama de Puré de Favas



Ingredientes:

2 embalagens de Choco Limpo Pescanova ( 2 x 500 g)
1 cebola picadinha
1 fio de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 pimento vermelho cortado arranjado cortado em cubinhos
4 dentes de alho
1 colher de sopa de vinagre balsamico
salsa fresca picada q.b
sal q.b
pimenta q.b.

Produto Pescanova utilizado nesta receita:






Puré de favas:

4 chávenas de chá de favas descascadas
água q.b. para a cozedura
1 dente de alho
1 folha de louro
200 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga
sal q.b.
pimenta q.b.


Método:

Para o puré de favas

Coza as favas num tacho com água, 1 dente de alho, 1 folha de louro e 1 fio de azeite até ficarem macias.
Rejeite a água, o louro e o alho, escorra-as e retire-lhes a pele, junte 200 ml de leite, 2 colher de sopa de manteiga, tempere de sal e pimenta, triture com a varinha mágica até obter um creme homogéneo. Reserve.

Choquinhos

Passe os choquinhos por água, escorra bem e enxugue-os muito bem com papel absorvente. Leve ao lume uma frigideira com o fio de azeite, a manteiga, a cebola picadinha, o pimento e os alhos ligeiramente esmagados. Deixe fazer um breve refogado. Junte os choquinhos, a colher de sopa de vinagre, tempere com sal e pimenta, tape a frigideira e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos.
Sirva-os numa cama de puré de favas polvilhados com salsa fresca picadinha. Pode juntar também batatas cozidas.










Siga-nos também na nossa página do Facebook, "Goste" e traga amigos.







.

partilhar esta receita

13 comentários

  1. Que bom aspeto e que delícia que deve ser!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e é de certeza muito saboroso! Também eu não gostava de favas em criança, e agora gosto imenso!

    ResponderEliminar
  3. Que proposta mais deliciosa, além de bonita! :)
    Adoro favas e esta sugestão deve estar de perder a cabeça. Excelente!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Hummm, que bom aspecto! Adorei esse puré de favas! :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  5. Duxa, este post deu-me imensas saudades de Portugal! Favas (que nem gostava) e choquinhos!! Que delícia, quem me dera estar em casa a comer um pelo prato destes :) ainda por cima ainda estou na universidade a trabalhar ahah Óptima receita e apresentação lindíssima.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Inês as saudades de casa são responsáveis por grandes mudanças dentro de nós. Saudades das pessoas, dos cheiros, sabores, das cores, enfim... depressa percebemos que coisas pequenas e simples bastam para nos fazerem feliz.
      Continuação de bom trabalho, um beijinho com muita estima <3

      Eliminar
  6. ficou um prato bem bonito!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Uau estes choquinhos dão água na boa. Que delícia! Favas como-as guisadas, nunca provei em puré.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito de favas e esta tua sugestão parece-me ser muito agradável e deliciosa!

    ResponderEliminar
  9. Eu por acaso adoro favas quase em tudo... salteados, sopas, arroz, cozidas... São mesmo boas! Esta opção parece deliciosa :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Dulce,
    Adorei a receita, nunca fiz puré de favas, mas vou fazer a tua receita e tenho a certeza que vou gostar, adoro favas.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Ai que pena que eu nao gosto de favas... bem, talvez experimente mesmo assim!

    ResponderEliminar
  12. Sempre com boas sugestões, também não sou amante de favas, mas ficou uma deliciosa combinação, bjs.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.