Trouxas de Espargos, Camarão, Roquefort, e a Partilha de um Momento Especial




Hoje decidi partilhar convosco, um momento especial que me deixou particularmente feliz .
Em Dezembro, o blogue registou um número recorde de visitas. Motivo que me deixou muito orgulhosa, e cheia de ânimo para continuar esta caminhada, por assim dizer. Muito bom.
Nunca terei palavras para exprimir o quão agradecida estou por contar com a vossa presença e amizade, a melhor das recompensas para mim!

Obrigada a cada um de vós.


A receita de hoje é uma entrada que costumo fazer com alguma frequência, já que tenho à minha volta grandes apreciadores de espargos.
Muito simples de fazer,  traz com ela a promessa de sucesso, e, quando se " instalam" sobre a mesa, desaparecem rápidamente :)







                                                  Trouxas de Espargos com Camarão e Roquefort


Ingredientes:
( servem 12 unidades apróximadamente)

1 embalagem de massa filo
miolo de camarão cozido ( se for grande basta 1 por trouxa, se pequenos coloquem mais que um)
1 ramo de espargos verdes
sal
pimentas
molho béchamel
2 cubinhos de queijo Roquefort ( podem acrescentar mais depende dos gostos)


Método:

Lavem os espargos, e com uma ligeira pressão no fim do pé (caule) , encontrarão o sitio por onde os devem partir ( o fim do caule deve ser rejeitado ), eles partem sem oferecer resistência.
Coloquem um tacho com água a ferver com um pouco de sal, assim que começar a fervilhar ( e só nesta altura) devem adicionar os espargos, para que estes se mantenham verdinhos. Deixem-os cozinhar por cerca de 7 minutos, retirem-nos e escorram-nos.
Partam-nos em pequenas peças, e reservem.

Cozam o camarão com água e sal. Escorram e reservem.

Preparem o molho béchamel :

1 colher de sopa de manteiga
250 ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
sal q.b
pimentas moídas na altura q.b.
noz moscada q.b


No tacho:
Derretam a margarina num tacho, juntem a farinha aos poucos e mexam, deitem o leite de uma só vez, e mexam com um fouet ( vara de arames), voltem a mexer, esfarelem o queijo Roquefort lá para dentro e deixem engrossar o molho em lume brando.


Juntem os espargos escorridos, e cortados em rodelas pequenas, bem como o miolo de camarão ao preparado do béchamel. Envolvam bem.

Entretanto prepara-se a massa filo, cortam-se tiras desta, e colocam-se 3 tiras desencontradas dentro de forminhas préviamente untadas com um pouco de margarina. Eu usei o tabuleiro dos muffins.

Colocamos apróximadamente uma colher de sopa  do recheio dentro de cada forminha, e fecha-se com um pouco de água, fazendo o formato de trouxa.
Leva-se ao forno pré-aquecido nos 200º C cerca de 25 minutos, ou até ficarem com um aspecto dourado.






Continuação de bom fim-de-semana,
 um abraço!






partilhar esta receita

19 comentários

  1. Que entrada tão gulosa, deve ser super saborosa! Vou experimentar de certeza :)

    Beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns :D

    Essa entrada tem realmente um aspecto delicioso, eu também sou uma grande fã de espargos :D

    Bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  3. E que bom aspeto têm essas trouxinhas!!! Tenho mesmo de experimentar espargos. Adorei esta receita.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Olá Duxa, mais uma receita deliciosa, deixando-me cheia de vontade de experientar.
    Bom ano!!
    Bjs
    Ione

    ResponderEliminar
  5. Duxa,
    Que delícia. Até me cresceu água na boca.
    Vou experimentar :)
    Quanto ao nr de visitas no teu blogue, não admira pois ele é fantástico. Sabes porquê? Porque a cozinheira é de enorme qualidade!!!
    A propósito as fotos estão lindas!
    Bom fim de semana e beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns Duxa :) Gosto sempre de visitar o seu blog!
    Gostei muto destes folhadinhos, gosto imenso de roquefort mas espargos nem por isso, ei de experimentar com outra verdura ácida ;)
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  7. Que bom que as visitas são muitas é a prova da tua simpatia e do teu talento.
    Esta entrada tem um ar vencedor, pois tem,mas como por aqui os espargos são pouco apreciados talvez uma substituição fosse melhor, quem sabe alho francês ou uns espinafres.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Adoro tudo o que leve queijo, o roquefort então é das minhas versões preferidas!

    ResponderEliminar
  9. Não admira que desaparecam Duxa, com este aspecto maravilhoso...
    Eu tinha uma plantação de espargos, estavam tão lindos já com um ano e meio e de repente fiquei sem nada, enfim...
    Só para dizer que adoro espargos e estes teu estão maravilhosos...
    jinhos

    ResponderEliminar
  10. Duxa esta receita ou leva-lá comigo! Apesar de nao poder comer espargos (a minha única alergia) acho que a reeitaé fantástica e ficara bem com cogumelos, por exemplo! Obrigado pela partilha. Adorei!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Duxa!! Mereces todo o sucesso. ;)
    Quanto à receita, é fácil perceber o sucesso destas trouxas... A combinação de ingredientes convence qualquer um... Para não falar no fantástico aspecto.
    Boa semana
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Belas trouxas Duxa, parecem deliciosas.

    Beijinhos.

    Paula Vieira

    ResponderEliminar
  13. Querida Duxa, para mim é e será sempre um prazer enorme passar por cá.
    Um blog que já visitava antes de ter o meu! E que inspira com as receitas tão boas, práticas e deliciosas. Já fiz tantas receitas tuas e adorei todas :)
    Adorei estes teus folhadinhos, sou fã deste tipo de finger food! Adoro espargos, devem ficar aí tão bem. Impossível não desaparecerem num instante!
    Um beijinho e Bom Ano!!

    ResponderEliminar
  14. humm esta super bonito e o gosto deve ser uma maravilha pois adoro esse queijo bjs e feliz ano

    ResponderEliminar
  15. Olá Duxa,
    Vim visitar-te ver as tuas maravilhosas receitas e desejar-te um ano novo muito feliz, repleto de alegria, recheado de amor, coberto com muito sonhos realizados.
    Não me admira nada que tenhas muitas visitas, o teu blogue reúne excelentes receitas, lindas fotos, e tem por trás uma pessoa carinhosa, gentil.. tudo de bom!
    Que trouxas tão apetitosas, gosto imenso dos ingredientes do recheio!
    Este mês decorre no "Tentações Sobre a Mesa" um passatempo de aniversário. Ficaria muito honrada e feliz com a tua participação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Estas trouxas ficaram lindas! Uma forma deliciosa de comer espargos! Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Oi Duxa, que perdição essas trouxinhas.Fiquei aqui babando pela crocancia e sabor dessas maravilhas.Adorei.Beijos querida e uma linda semana.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.